Questão 2890992

Pedagogia · 2024

Questão

ID 2890992

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Da Educação

Ano: 2024 Banca: Instituto Social Univida Órgão: Prefeitura Municipal de Bom Sucesso do Sul


Antes da aprovação e entrada em vigor da Lei nº9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não havia uma legislação específica que regulamentasse a Educação Infantil de forma abrangente e sistemática, o que resultava em uma grande diversidade de práticas e modelos de atendimento. Com relação à educação infantil, essa lei introduziu princípios fundamentais, tais como:

I - O reconhecimento da educação como um direito fundamental da criança, cabendo ao Estado, à família e à sociedade promover e garantir esse direito.

II - A busca pela qualidade na educação em todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a educação infantil.

III - O caráter assistencialista da Educação Infantil, focando apenas em cuidados básicos, como alimentação e higiene, sem considerar a dimensão educativa.

IV - A promoção de um ambiente educacional estimulante e acolhedor para todas as crianças, independentemente de suas características individuais.

V - O respeito à criança como sujeito de direitos, reconhecendo-a como um indivíduo em desenvolvimento, dotado de singularidade e autonomia.

Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas da questão 2890992
Pular para o conteúdo principal