Questão 2876178

Direito Sanitário e Saúde · 2023

Questão

ID 2876178

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Atenção Psicossocial (RAPS)

Ano: 2023 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Vargem Alta


De acordo com as "Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) em políticas públicas de álcool e outras drogas":

I.O uso de álcool e outras drogas não foi principal foco da Reforma Psiquiátrica que teve como alvo a criação de novas formas de cuidar da loucura em liberdade.

II.A lei n.º 10.216 de 2001 possibilitou a criação dispositivos de cuidados de base territorial e comunitária, tais como o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), mas dificultou a consolidação de dispositivos de cuidado na Atenção Básica, dentre eles os Consultórios na Rua.

III.A chamada "guerra contra as drogas" diz respeito a uma ampla estratégia interventiva que inclui as dimensão de educação, planejamento e promoção da saúde dos usuários de álcool e outras drogas, representa assim uma forma atual e eficaz de cuidado em saúde mental.

IV.O CAPS-AD III é um equipamento parte da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial, com funcionamento 24 horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas da questão 2876178
Pular para o conteúdo principal