Questão 282067

Pedagogia · 2026

Questão

ID 282067

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Da Educação Bilíngue de Surdos, Educação Bilíngue para Surdos, Teoria Histórico-cultural de Vygotsky

Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Serraria


Vygotsky é um autor fundamental para a psicologia da educação e seus conceitos são amplamente aplicados à educação de surdos.


I. Para Vygotsky, a linguagem é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores; portanto, a aquisição da língua de sinais pela criança surda permite a organização do pensamento e o desenvolvimento cognitivo pleno.

II. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) sugere que o aprendizado ocorre na interação com pares mais experientes; na educação de surdos, isso reforça a importância do contato com adultos surdos ou colegas fluentes em Libras.

III. Vygotsky defendia que a ausência da fala oral resultava em um pensamento concreto e limitado, sendo impossível para o surdo atingir o pensamento abstrato sem a oralização.

IV. A deficiência primária (biológica) pode levar a uma deficiência secundária (cultural/social) se não houver mediação adequada; a língua de sinais atua como ferramenta compensatória que previne esse atraso no desenvolvimento cultural.


Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

Alternativas da questão 282067
Pular para o conteúdo principal