Questão
ID 281095Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Inter-relação da Língua e Literatura com Outras Semioses, Prática de Leitura e Produção Textual (Ensino), Situacionalidade, Variação Diafásica (Grau de Monitoramento), Variação Linguística e Norma Padrão (Ensino)
Ano: 2026 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Floresta
Para responder às questões 32 a 34, leia os Textos II e III.
Texto II

Fonte: Disponível em: https://app.planejativo.com/questao/42334/portugues-charges-e-tirinhas Acesso em: 25 dez. 2025.
Texto III

Fonte: Disponível em: https://www.instagram.com/p/DFtmgnYgCok/?img_index=8 Acesso em: 25 dez. 2025.
Os Textos II e III exploram uma situação comunicativa em que a escolha de dada variante linguística gerou ruídos de compreensão e efeito de humor. Considerando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que se refere à linguagem como prática social e à construção de sentidos em contextos de uso, assinale a alternativa CORRETA.