Questão 2791666

Direito Sanitário e Saúde · 2023

Questão

ID 2791666

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Conceitos Gerais da Organização do SUS

Ano: 2023 Banca: ULBRA - Centro Universitário Luterano de Palmas Órgão: Centro Universitário Luterano de Palmas


De acordo Luís Eugênio Portela e Lígia Bahia, são várias as possibilidades de composição de um sistema ou de uma rede de serviços em saúde. A exemplo, Chaves (1980) divide o sistema de saúde em três elementos fundamentais – a população, a prestação de serviços e os benefícios obtidos – e mais dois elementos de suporte, a saber, os insumos (recursos materiais e humanos) e as restrições (recursos financeiros e opções políticas). A partir das informações do texto relacione o primeiro quadro (componentes dos sistemas ou redes de saúde) com o segundo (conceitos).

.

CLASSIFICAÇÃO

1

POPULAÇÃO

2

INFRAESTRUTURA

3

TRABALHADORES DE SAÚDE

4

ESTABELECIMENTOS

5

INSUMOS

+

CONCEITOS

( )

São essenciais para a efetividade das ações de saúde. Não se pode imaginar que os cuidados de saúde prescindam de medicamentos, vacinas, sangue e hemoderivados, equipamentos de suporte à vida e exames complementares.

( )

Representam a infraestrutura física da rede de saúde. São os locais destinados à realização de ações de saúde, coletivas ou individuais.

( )

Todo sistema de saúde necessita de pessoal e de recursos humanos físicos, materiais e imateriais para a prestação de serviços.

( )

É uma expressão que designa aquelas pessoas que detêm o direito exclusivo de exercício de uma atividade laboral, com autonomia para (auto) regulá-la.

( )

É o componente mais importante de qualquer sistema de saúde, pois, em última análise, a relevância dos serviços de saúde é dada por sua capacidade de resolver problemas de saúde dos indivíduos e das coletividades.

.

Dentre as alternativas apresentadas a seguir, marque a que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, conforme assinalado no quadro de conceitos.

Alternativas da questão 2791666
Pular para o conteúdo principal