Questão
ID 278359Disciplina: Legislação Federal
Assuntos: Lei Nº 13.243/2016 - Dispõe sobre Estímulos ao Desenvolvimento Científico, à Pesquisa, à Capacitação Científica e Tecnológica e à Inovação e Altera a Lei no 10.973, de 2 de Dezembro de 2004, a Lei no 6.815, de 19 de Agosto de 1980, a Lei no 8.666, de 21 D
Ano: 2014 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Comissão Nacional de Energia Nuclear
Sobre a infraestrutura em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, a partir de 1945, e o sistema nacional de inovação, analise as afirmativas.
I. Entende‐se por sistema de inovação, o conjunto de relações exercidas por diversos atores que formam um conjunto de instituições contribuindo para progresso tecnológico, que poderá, consequentemente, determinar o desenvolvimento socioeconômico de um país.
II. Entende‐se por sistema de inovação, a busca da compreensão de como ocorre o processo onde emergem as inovações tecnológicas, tanto em relação ao surgimento e difusão dos elementos do conhecimento quanto uma transformação destes em novos produtos e processos de produção.
III. A complexidade da dinâmica da inovação reside no fato de que ela não é assumida como um processo linear da pesquisa básica para a pesquisa aplicada e depois para o desenvolvimento e a implementação na produção.
IV. Uma inovação não existe de forma isolada, é influenciada por instituições que proporcionam incentivos e limitam as ações de inovação.
V. A inovação é fruto de um processo que só pode ser analisado se considerar seu caráter interativo.
Estão corretas as afirmativas