Questão
ID 2744372Disciplina: Pedagogia
Assunto: Autonomia
Ano: 2019 Banca: Instituto Machado de Assis Órgão: Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim
A maneira como cada um vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. O modo como, os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor, e pelo grupo em que se insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade e de sua autoestima, já que sua identidade está em construção. A autonomia, definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, é, na faixa etária da educação infantil, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, um princípio das ações educativas. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, e, dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vivem.
( ) Quando a criança exerce o autogoverno em questões situadas no plano das ações concretas, ela poderá gradualmente fazê-lo no plano das ideias e dos valores.
( ) Durante o convívio social, as crianças vão, gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
( ) A atitude de aceitação diante da diferença é positiva para todas as crianças, pois muito estarão aprendendo sobre a própria diferença e a diversidade que constituem o ser humano e a sociedade.
A sequência CORRETA é: