Questão 2732377

Legislações de Órgãos · 2026

Questão

ID 2732377

Disciplina: Legislações de Órgãos

Assunto: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN

Ano: 2026 Banca: IVIN - Instituto Vicente Nelson Órgão: Prefeitura Municipal de Simões


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os dois princípios centrais na organização do currículo são: interdisciplinaridade e contextualização. Reconhecendo que, apesar de serem conceitos complementares, apresentam características distintas, correlacione os itens da Coluna 2 com os da Coluna 1, atribuindo a cada princípio sua característica correspondente:

COLUNA 1

I. Interdisciplinaridade

C. Contextualização

COLUNA 2

( ) Consiste em relacionar os conteúdos escolares às vivências dos estudantes, a situações do cotidiano e a questões presentes em seu contexto social e cultural.

( ) Pressupõe a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, de modo que conceitos e métodos de uma disciplina contribuam para a compreensão de outra.

( ) Favorece a superação da fragmentação do conhecimento, ao promover a análise de um mesmo tema sob diferentes perspectivas disciplinares.

( ) Busca atribuir significado ao processo de aprendizagem ao aproximar os conteúdos da realidade concreta em que o estudante está inserido.

A correlação correta é:

Alternativas da questão 2732377
Pular para o conteúdo principal