Questão
ID 2725170Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Cuidados à Pessoa com Deficiência (Rede)
Ano: 2019 Banca: Pró Município Órgão: Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
O conceito de reabilitar inclui diagnóstico, intervenção precoce, uso adequado de recursos tecnológicos, continuidade de atenção e diversidade de modalidades de atendimentos visando à compensação da perda da funcionalidade do indivíduo, à melhoria ou manutenção da qualidade de vida e à inclusão social. Acerca das práticas atuais de Reabilitação, analise as assertivas a seguir:
1. Nas práticas de Reabilitação faz-se necessária a criação de uma rede articulada com atribuições específicas para cada serviço, público e/ou privado, evitando a superposição. Sendo imprescindível a formalização de um sistema de informação acessível à sociedade e à comunidade médica sobre os locais disponíveis de atendimento, bem como o tipo de assistência oferecida, de forma a tornar eficiente o sistema de referência e contra referência.
2. A Reabilitação é um processo global e dinâmico com o objetivo de recuperar a saúde física e psicológica da pessoa portadora de deficiência ou com funções prejudicadas por doença ou evento traumático. Tem como meta final a reintegração social do paciente.
3. Nas práticas de Reabilitação poderá haver uma forma coordenada de integrar diferentes atores sociais (pessoas com deficiência, família, escola, empregadores, governo e sociedade civil) na busca de alternativas que visem à integração social das pessoas com deficiência, através da participação ativa da sociedade e tendo em conta os recursos existentes.
É correto o que se afirma, em: