Questão 2715088

Pedagogia · 2022

Questão

ID 2715088

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Funções da Escola e da Educação

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Itapetim


Para Nóvoa (2009), uma das características da sociedade contemporâneas diz respeito justamente à transformação do papel da escola e de suas funções. Cada vez mais acompanhamos, hoje, a ampliação de suas funções – processo visível por meio da acumulação de missões e de conteúdos, numa espécie de constante transbordamento que a levou a assumir uma infinidade de tarefas. Tal transbordamento pode ser visto através de práticas diversas, como aquelas que fazem da escola palco de políticas sociais e protetivas (por exemplo, com o alargamento das jornadas escolares, de maneiras a abrigar, no contraturno, alunos que, de outra forma, estariam nas ruas), como espaços de oferecimento de práticas esportivas e artísticas, na qualidade de espaço inclusivo (muitas vezes, distantes de lógicas sociais mais amplas, que operam pela exclusão), entre outros. Considerando a discussão feita por Nóvoa (2009), analise as assertivas abaixo:

-

I. Trata-se de uma realidade vivenciada em apenas algumas regiões no país, não sendo possível dizer que é um fenômeno geral da escola, como um todo.

II. A escola vem assumindo funções que ultrapassam aquelas pedagógicas ou técnicas que vinham historicamente lhe caracterizando.

III. A escola vem ocupando um lugar substitutivo em relação àquele deixado por famílias desestruturadas.

IV. O aumento da violência vem fazendo com que a escola precise abrigar sujeitos em situação de risco e/ou vulnerabilidade, que deveriam estar em presídios ou em centros reformativos.

-

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 2715088
Pular para o conteúdo principal