Questão
ID 2686399Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Política Nacional de Saúde Bucal
Ano: 2016 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Prefeitura Municipal de São Rafael
A atual Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), também conhecida como Programa Brasil Sorridente, foi implementada a partir de 2004 e incorporou uma série de iniciativas que faziam parte de uma agenda amplamente discutida desde a 1ª Conferência Nacional de Saúde Bucal, em 1986. Embora a atual PNSB seja considerada um marco na assistência odontológica pública no Brasil, existiram estratégias que caracterizaram os modelos de saúde desde o começo do século XX. Considere as afirmações a seguir relativas aos antecedentes do Brasil Sorridente.
I Até o surgimento do SUS, em 1988, os serviços públicos de saúde bucal eram voltados para a população escolar e para adultos cobertos pela previdência social.
II As CAPs (Caixas de Aposentadorias e Pensões) e depois os IAPs (Institutos de Aposentadorias e Pensões) mantinham serviços odontológicos próprios, com demanda organizada.
III O Sistema Incremental foi uma das primeiras iniciativas de organizar a demanda em escolares e tinha como base o modelo norte-americano de Richmond.
IV A incorporação das equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família se deu em 1994, logo após a implantação do Programa.
Das as afirmações, estão corretas