Questão
ID 267423Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Interações Professor-aluno, Lei Nº 12.764/2012 - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e Altera o § 3º do Art. 98 da Lei Nº 8.112, de 11 de Dezembro de 1990, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE), Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Transtornos do Neurodesenvolvimento
Ano: 2025 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Uma escola atende turmas do ensino fundamental em regime regular inclusivo. Na turma do 5º ano, a professora relatou a presença de quatro estudantes com perfis distintos:
• Um aluno com transtorno do espectro autista (TEA): apresenta dificuldades em interações sociais; evita contato visual; tem rotinas rígidas; e demonstra interesse intenso por determinados temas (como mapas e geografia).
• Uma aluna com deficiência intelectual (DI) leve: possui dificuldade de compreensão de conceitos abstratos; exige instruções passo a passo; e precisa de apoio para organizar tarefas complexas.
• Um aluno com deficiências múltiplas (DMU), envolvendo deficiência intelectual e motora: apresenta limitações cognitivas e motoras, necessitando de auxílio em atividades físicas e de escrita, além de requerer materiais adaptados.
• Uma aluna com altas habilidades/ superdotação (AH/SD): demonstra rapidez na compreensão de conceitos complexos, criatividade elevada; e tendência a se desinteressar por atividades consideradas simples pelos colegas.
Considere-se que essa professora precise planejar uma sequência de aulas de ciências que envolva experimentos práticos, registros em cadernos e trabalhos em grupo, garantindo que todos os estudantes participem de maneira significativa, respeitando suas características individuais.
Acerca do caso apresentado e das políticas públicas vigentes, julgue os itens a seguir.
O aluno com TEA apresentará resistência a mudanças na rotina da sala, preferindo realizar atividades sozinho e manifestar interesse restrito em determinados temas. A professora está correta ao interpretar esses comportamentos como indícios de TEA, devendo ajustar as interações sociais e os conteúdos apenas de acordo com as preferências pessoais do estudante, sem alterar a organização da turma.