Questão
ID 267402Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, BNCC Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de 9 Anos, Lei Nº 11.114/2005 - Altera os Arts. 6o, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394 (Ldb), de 20 de Dezembro de 1996, com o Objetivo de Tornar Obrigatório o Início do Ensino Fundamental aos Seis Anos de Idade
Ano: 2025 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Uma mãe, cujos filhos nasceram em 9 de abril de 2023 e em 26 de fevereiro de 2019, procurou a rede pública de ensino do Distrito Federal para realizar a matrícula no início do ano de 2025. O filho que nasceu em 2023 tem diagnóstico de autismo, assim como o irmão mais velho, o filho que nasceu em 2019, que também apresenta TDAH. Em razão disso, ela buscou o desenvolvimento dos filhos, e a sua preocupação era conseguir escolas que fossem de fácil acesso, com qualidade de ensino e inclusivas.
Com base nessa situação hipotética, e considerando o documento Estratégias de Matrícula para a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal 2025, julgue os itens a seguir.
Como o filho mais velho tem seis anos de idade, ele deverá ser atendido no ensino fundamental, que é obrigatório a partir de seis anos de idade, completos ou a completar até 31 de março de 2025, sendo incluso no 2º ciclo para as aprendizagens, chamado bloco inicial de alfabetização (BIA).