Questão 2667953

Pedagogia · 2026

Questão

ID 2667953

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Processos Sociológicos nos Contextos da Escola e do Sistema Educacional

Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar


A neurobiologia da aprendizagem reconhece que os processos cerebrais são condicionados por fatores ambientais e sociais que produzem transformações físicas e subjetivas no sujeito. Analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema nervoso central processa informações condicionadas pelos modos de viver no território, onde as nuanças do ambiente e a segurança alimentar influenciam o desenvolvimento neuropsicomotor.

II. A compreensão das bases neurobiológicas deve servir para rotular alunos como sistemas biológicos deficientes, vedando-se a análise de processos históricos e sociais produtores de inadequação escolar.

III. A neuroplasticidade e os processos de recuperação funcional, muitas vezes revestidos de alta sutileza, devem ser valorizados no exercício de capacitação das equipes e no resgate da crença do aluno.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 2667953
Pular para o conteúdo principal