Questão
ID 2647426Disciplina: Pedagogia
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ano: 2021 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Guanhães
No campo educacional, muito se tem discutido a respeito do aprimoramento de práticas pedagógicas que atendam adequadamente às especificidades da Educação de Jovens e Adultos, (EJA), o que evidencia o reconhecimento de que o processo educativo, nessa modalidade de ensino, deve incorporar aspectos relacionados à cultura e à realidade vivencial dos educandos. (SOARES E PEDROSO, 2016).
Nessa perspectiva, a respeito da EJA, analise as afirmativas a seguir.
I - A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
II - Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
III - A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.
Assinale a alternativa CORRETA.