Questão
ID 2644093Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde
Ano: 2023 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Jaguariaíva
Entre as práticas que promovem a sustentabilidade nas instituições de saúde, podemos destacar a gestão dos resíduos, que também é responsabilidade dos profissionais de saúde e demais colaboradores que ali atuam. Em relação ao gerenciamento do descarte de resíduos, fluídos, agentes biológicos, físicos, químicos e radioativos de serviços de saúde, analisar os itens abaixo:
I. Resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente pertencem ao Grupo B da classificação de resíduos.
II. Peças anatômicas do ser humano podem ser descartadas no lixo comum, com saco preto, pois não representam grande risco de contaminação.
III. É proibido o esvaziamento ou o reaproveitamento dos sacos utilizados para acondicionamento de resíduos sólidos.
IV. Na ausência de caixa coletora adequada para materiais perfurocortantes, o profissional pode reencapar manualmente a agulha, para descarte posterior.
Estão CORRETOS: