Questão 2638734

Pedagogia · 2022

Questão

ID 2638734

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil

Ano: 2022 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhalzinho


Com relação às questões que abarcam a avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil, é correto afirmar que:

  1. A avaliação da aprendizagem das crianças é competência tanto da família, quanto da escola.
  2. Como previsto no art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), na Seção II, Da Educação Infantil, “a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
  3. A avaliação das crianças precisa ter como referência os objetivos estabelecidos no projeto pedagógico da instituição e não deve assumir finalidades seletivas e classificatórias.
  4. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB 05/2009) explicitam que as creches e pré-escolas devem planejar formas de avaliação que contemplem o acompanhamento do trabalho pedagógico e a avaliação do desenvolvimento da criança.
  5. As observações e registros devem ser contextualizados, isto é, tomando as crianças concretas, em suas histórias de vida, seus ambientes sociais e culturais e como construtoras de um processo dinâmico e complexo de desenvolvimento pessoal e social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas da questão 2638734
Pular para o conteúdo principal