Questão
ID 2637896Disciplina: Pedagogia
Assunto: Escola Como Instituição Social
Ano: 2018 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhalzinho
Existem produções culturais próprias das crianças, por isso a infância é considerada um grupo social, com características peculiares. Uma dessas características é que as crianças determinam suas próprias vidas, a vida daqueles que as cercam e das sociedades em que vivem; portanto, contribuem para a aprendizagem, construindo conhecimento através de experiências.
De acordo com Sarmento (2005), existem quatro pilares das culturas da infância.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Coluna 1 Pilares das culturas da infância
- Interação
- Ludicidade
- Fantasia
- Reiteração
Coluna 2 Descrição
( ) Uma especificidade dos mundos da criança em que experimentam outras possibilidades de existência, a partir da capacidade de transformarem o real, reconstruindo-o de maneira criativa através de uma transposição de situações, pessoas ou objetos.
( ) As crianças têm um modo diferente dos adultos de lidar com o tempo. São muito presentes em suas brincadeiras os princípios da repetição e da réplica.
( ) Por não serem passivas, as crianças reproduzem a cultura dos adultos através de uma interpretação que lhes é própria.
( ) O brincar constitui a dimensão central das culturas infantis. Através das brincadeiras, as crianças interpretam e recriam o mundo e, desse modo, aprendem e constroem suas relações sociais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.