Questão
ID 2606618Disciplina: Pedagogia
Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul
O “Estudo propositivo sobre a organização dos espaços internos das unidades do Proinfância, em conformidade com as orientações desse programa e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), com vistas a subsidiar a qualidade no atendimento”, com a consultoria de Maria da Graça Souza Horn no ano de 2013, apresenta vários elementos para qualificar o planejamento e a organização dos ambientes internos escolares, mesmo os que não são unidades do Proinfância. Abaixo, por exemplo, está um trecho do documento em que a sala referência de crianças de 2 a 4 anos é descrita, de forma a apresentar as possibilidades de uma organização dos tempos, espaços e materiais mais adequada para essa faixa etária. Analise a descrição abaixo e assinale a alternativa correta sobre esse tema.
“A sala de atividades destinada às crianças de 2 a 4 anos prevê em sua planta arquitetônica três áreas distintas: repouso, sanitários e atividades diversificadas e, em anexo, na parte externa, o solário. Nessa faixa etária, as crianças já apresentam autonomia de locomoção, conseguem controlar os esfíncteres e demonstram muito mais autonomia do que as crianças da creche I e II. As necessidades de higiene, de sono e de brincar precisam ser atendidas, porém com algumas diferenças em relação às crianças menores. Em função disso, a organização do espaço físico e o tipo de material oferecido sofrerão algumas modificações. O espaço físico deverá promover múltiplos encontros, cumprindo o papel de ser referência para as crianças, de ser sua identificação como grupo e como indivíduos. Essa construção contemplará o grande grupo, os pequenos grupos e a individualidade das crianças (HORN, 2013, p. 29)”.