Questão 2601229

Pedagogia · 2024

Questão

ID 2601229

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Concepções Teóricas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita

Ano: 2024 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Concórdia


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da alfabetização nos diferentes momentos históricos no nosso país.

( ) As duas últimas décadas do século XIX, sobretudo, no período da Proclamação da República, iniciam-se as práticas sistematizadas e escolarizadas de ensino de leitura e escrita.

( ) Durante o período imperial, a alfabetização era um privilegio das classes dominantes.

( ) Com a necessidade de instaurar uma nova ordem política e social e com a implantação do regime republicano, a escola passa a se configurar como um espaço que busca garantir a toda população o conhecimento da cultura de letramento.

( ) As primeiras cartilhas escolares, até cerca de 1950, davam ênfase à leitura. O importante nesse momento era ensinar o “abecedário”. A leitura era feita por meio de exercícios de decifração e de identificação de palavras, por meio dos quais os estudantes aprendiam as relações entre as letras e sons, seguindo a ortografia da época. ( ) Na história da alfabetização do Brasil há momentos marcantes em relação aos métodos de ensino inicial da leitura e da escrita, e na mesma linha de aplicação de “métodos” existe a teoria da aprendizagem existencialista para a alfabetização literária desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1985).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas da questão 2601229
Pular para o conteúdo principal