Questão 2594137

Pedagogia · 2021

Questão

ID 2594137

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos (Histórico-Crítica)

Ano: 2021 Banca: UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Órgão: Prefeitura Municipal de Garuva


No Brasil, diferentes tendências pedagógicas estão presentes nos debates acadêmicos e influenciam a organização do trabalho pedagógico escolar. Sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, que tem como principal referência Demerval Saviani, considere as seguintes observações:

I - A educação, de um lado, precisa identificar os elementos inatos dos sujeitos da aprendizagem e respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada indivíduo.

II - O saber objetivo é um elemento central na Pedagogia Histórico-Crítica.

III - O objeto da educação tem duas dimensões. De um lado, corresponde à identificação dos elementos culturais que precisam ser apropriados pelos indivíduos; de outro lado, desenvolve as formas mais apropriadas para atingir esses objetivos.

IV - O saber subjetivo é um elemento central na Pedagogia Histórico-Crítica.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as concepções que fundamentam a Pedagogia Histórico-Crítica:

Alternativas da questão 2594137
Pular para o conteúdo principal