Questão 256965

Direito Administrativo · 2026

Questão

ID 256965

Disciplina: Direito Administrativo

Assuntos: Dano, O Estado Como "Garante", Responsabilidade Civil Objetiva, Responsabilidade Civil por Ato Legislativo

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Justiça do Paraná


Durante uma rebelião na penitenciária estadual X, o detento João, condenado a 20 anos em regime fechado pelo crime de latrocínio, desarmou um agente penitenciário, surpreendido num momento de distração, e conseguiu fugir.


Fora da penitenciária, mas ainda com os agentes de segurança em seu encalço, o detento matou um cidadão, com a arma do agente penitenciário, para dele roubar um aparelho de telefone e um automóvel. Logo em seguida, o detento foi recapturado e conduzido de volta à penitenciária. O episódio todo durou cerca de 30 minutos.


Sobre o caso narrado, considerando os precedentes do STF sobre responsabilidade civil do estado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas da questão 256965
Pular para o conteúdo principal