Questão 2540438

Pedagogia · 2026

Questão

ID 2540438

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Funções do Educador e das Equipes de Apoio

Ano: 2026 Banca: Legalle Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Arroio Grande


O Profissional de Apoio Escolar possui, entre suas atribuições, o cuidado pessoal do aluno com deficiência, o que inclui auxiliar na alimentação (preparo e oferta) e na sua higiene, garantindo sua participação plena na rotina escolar e visando sempre promover a sua autonomia. Considerando as diretrizes de saúde da criança sobre nutrição, alimentação e higiene, analise as assertivas abaixo e julgue-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) Durante o auxílio na alimentação, a oferta de líquidos nos horários das refeições deve ser controlada, pois sua ingestão distende o estômago e pode dar precocemente o estímulo de saciedade, sendo o ideal oferecê-los após a refeição.

( ) O Profissional deve utilizar a sobremesa ou outras guloseimas como uma forma de recompensa pedagógica sempre que o aluno terminar de comer toda a refeição principal.

( ) No momento da higiene bucal de alunos maiores (a partir dos 6 anos), o Profissional deve estimular que a própria criança realize a escovação, atuando na supervisão e complementação do processo, o que contribui ativamente para a sua autonomia.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?

Alternativas da questão 2540438
Pular para o conteúdo principal