Questão
ID 2525520Disciplina: Pedagogia
Assunto: Transversalidade
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram introduzidos com o objetivo de promover uma educação voltada para a cidadania e para questões sociais relevantes. Com base no assunto, analise as assertivas abaixo:
I. Devem ser abordados principalmente nas disciplinas de Ciências e História, pois tratam de questões sociais e ambientais.
II. São considerados conteúdos complementares a serem incluídos nos projetos pedagógicos de acordo com a proposta pedagógica da escola.
III. Os temas transversais refletem a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire ao organizar os conteúdos de forma linear, garantindo que a conscientização crítica ocorra de forma progressiva.
IV. Entendem a ética como um tema intrínseco aos demais e que, portanto, não tem necessidade de ser abordado isoladamente.
V. Incluem meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, ética e trabalho e consumo.
Quais estão corretas?