Questão
ID 2510722Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência
Ano: 2024 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Consórcio Intermunicipal de Especialidades
O conceito de deficiência evoluiu significativamente após a década de 60, quando se formulou um conceito que reflete a estreita relação entre as limitações que as pessoas com deficiência experimentam, a estrutura do meio ambiente e as atitudes da comunidade. Diversos documentos no Brasil e no mundo ressaltam o direito de as pessoas com deficiência terem oportunidades iguais, para usufruírem as melhorias nas condições de vida resultantes do desenvolvimento econômico e do progresso social.
Com relação à Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas a seguir.
I. Caracteriza-se por reconhecer a necessidade de implementar o processo de respostas às complexas questões que envolvem a atenção à saúde das pessoas com deficiência no Brasil.
II. As redes de atenção para as pessoas com deficiência instituídas são: Rede de Atenção à Saúde Auditiva, Rede de Assistência à Pessoa com Deficiência Física e ainda os Serviços de Atenção à Ostomia, Assistência Ventilatória a doenças Neuromusculares, Osteogenêsis Imperfecta, Deficiência Mental / Autismo e Serviços de Reabilitação Visual.
III. A inclusão da assistência aos familiares é essencial para um atendimento humanizado e eficaz, com ações de apoio psicossocial, orientações para atividades de vida diária e suporte especializado em situações de internamento.
IV. As equipes das unidades de reabilitação devem ser multiprofissionais e trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo as famílias, as unidades básicas de saúde e as comunidades.
Estão corretas as afirmativas