Questão 2506490

Pedagogia · 2020

Questão

ID 2506490

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ano: 2020 Banca: ASSESSORIA E GESTÃO INTEGRADA EM RECURSOS HUMANOS S/C LTDA. ME Órgão: Prefeitura Municipal de Roseira


Sobre a história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil:

I- Nos meados de 1830, no Brasil a educação de jovens e adultos era carregada de um princípio missionário e caridoso. O letramento destas pessoas era um ato de caridade das pessoas letradas às pessoas perigosas e degeneradas. “Era preciso ‘iluminar’ as mentes que viviam nas trevas da ignorância para que houvesse progresso A alfabetização de jovens e adultos deixa de ser um direito para ser um ato de solidariedade. A ideia da pessoa analfabeta como dependente tomou força com o período que preconizava a República.

II- Em 1879, a Reforma Leôncio de Carvalho caracterizava o analfabeto como dependente e incompetente.

III- A Lei Saraiva corrobora com a ideia da Reforma de Leôncio de Carvalho restringindo o voto às pessoas alfabetizadas.

IV-Rui Barbosa, em 1882, postula que “os analfabetos são considerados, assim, como crianças, incapazes de pensar por si próprios”. Instala-se uma grande onda de preconceito e exclusão da pessoa analfabeta

São corretas:

Alternativas da questão 2506490
Pular para o conteúdo principal