Questão
ID 2503226Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Agente Comunitário de Saúde (ACS)
Ano: 2020 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
Em relação ao conceito epidemiológico de risco e às limitações implícitas dessa abordagem pela epidemiologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A ocorrência de casos de óbito, doença ou saúde (numerador), uma base de referência populacional (denominador) e uma base de referência temporal (período) compõem a definição epidemiológica de risco.
( ) O período considerado válido para a predição de risco pode ser problemático, pois as exposições ocorridas há longo tempo, mais de 15 anos, por exemplo, ou em quantidades reduzidas, podem não garantir a relação causal no caso de ocorrência de um agravo à saúde.
( ) Quanto às pretensões preditivas, a construção de conhecimento sobre riscos requer atenção sobre a regularidade dos efeitos empíricos, pois, como os mecanismos causadores dos agravos, na maioria das vezes, são desconhecidos e não podem variar de modo inesperado, trata-se, em suma, da metáfora da caixa-preta ou epidemiologia da caixa-preta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: