Questão 2502836

Direito Sanitário e Saúde · 2022

Questão

ID 2502836

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Política Nacional de Atenção Básica

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências


A Atenção Primária à Saúde deve fornecer ações de saúde para todas as condições, desde promoção, prevenção, reabilitação à saúde, além de coordenar e integrar os níveis de atenção secundário e terciário. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo:

I. Uma das principais mudanças trazidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi a reordenação dos serviços por meio da delimitação dos territórios e a intervenção com as famílias, redirecionando o modelo, antes centrado no hospital, para um modelo centrado na família e na comunidade em que vivem.

II. Em 2008, foi aprovada a Portaria nº 154/2008, que criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o objetivo de potencializar as ações das equipes de Saúde da Família para além das perspectivas biomédicas.

III. Historicamente, a inserção do Serviço Social no campo da saúde ocorreu no Brasil, pioneiramente, no âmbito das policlínicas, denominado Serviço Social Médico.

IV. A visita domiciliar é apreendida no contexto da Estratégia da Saúde da Família como um conjunto das ações de saúde voltadas para o atendimento, tanto educativo como assistencial.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 2502836
Pular para o conteúdo principal