Questão
ID 2501616Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Política Nacional de Humanização e da Gestão do SUS
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
Em relação às considerações feitas por Ceccim (2005) sobre a expressão “recursos humanos da saúde”, analise as assertivas abaixo:
I. O estudo da área de “recursos humanos da saúde” envolve dois planos de análise, a formação e o exercício profissional, embora nem sempre fiquem claras as aproximações e distanciamentos entre eles.
II. Reflexões acadêmicas da saúde coletiva e a legislação setorial deslocaram a compreensão tradicionalmente associada ao planejamento em saúde, de componente meio, para um lugar finalístico no SUS.
III. A proposição do entendimento de trabalhadores em saúde está associada a uma racionalidade administrativa e gerencial diversa e contrária àquela que os fixa como recursos da gestão.
IV. A proposição de uma política de gestão do trabalho e da educação na saúde destacou as dimensões micropolíticas do trabalho e da formação relativas à atenção, à gestão, à formação e à participação.
Quais estão corretas?