Questão
ID 2469375Disciplina: Nutrição
Assunto: Conservação pelo Frio
Ano: 2010 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Empresa Baiana de Alimentos S.A.
Lanches balanceados ajudam no rendimento escolar.
Atenção no preparo da lancheira dos filhos evita doenças e ajuda a melhorar o aprendizado. Nutricionista dá sugestões de lanches para todos os dias da semana. (Jornal O Povo de Hoje. Disponível em:<http://opovo.uol.com.br/saude/950664.html> . Acesso em: 3 fev. 2010.).

Crianças em idade escolar gastam muita energia e, para repor a perda, é fundamental uma alimentação rica em nutrientes. Para satisfazer a necessidade energética e manter o rendimento escolar dos filhos, os pais devem ficar atentos na hora de escolher os alimentos que serão colocados na lancheira.
De acordo com a Kátia Terumi, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, a solução para evitar a obesidade e o baixo desenvolvimento físico e psíquico das crianças está nos lanches levados de casa, aliados a uma boa alimentação ao longo do dia.
“É importante que o lanche contenha sempre uma fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Guloseimas devem ser evitadas, pois fornecem muita gordura e muito açúcar”, explica a nutricionista. Ela ainda ressalta que o excesso de gordura faz com que a digestão se torne lenta. Com isso, a criança sentirá fadiga nas aulas após o lanche, prejudicando o aprendizado.
Para montar todo os dias lanches saudáveis e na medida certa, é preciso ser criativo. Lancheiras térmicas dão mais opções para o cardápio da criançada, pois são capazes de manter a temperatura ideal de alimentos perecíveis, como frios e lácteos.
Seguem sugestões de lanches para a semana:
Segunda-feira:
suco de uva (caixa) - 90 Cal
biscoito de polvilho (2 xícaras) - 60 Cal
Total: 150 Cal
Terça-feira:
iogurte líquido (200 ml) – 174 Cal
biscoito aveia e mel (3 unidades) - 87 Cal
Total: 261 Cal
Quarta-feira:
leite desnatado com achocolatado (1 copo) -118 Cal
banana (1 unidade) -70 Cal
Total: 188 Cal
Quinta-feira:
suco de abacaxi (caixa) - 80 Cal
bolo (1 fatia) - 130 Cal
Total: 210 Cal
Sexta-feira:
Yakult (1 unidade) - 50 Cal
bisnaga com queijo minas (1 unidade) - 110 Cal
Segundo Silva Júnior (6ª ed.), “O binômio tempo x temperatura consiste nos dois fatores mais pesquisados em todo o mundo, para controlar, eliminando ou diminuindo o número de micro-organismos durante o processamento, a manipulação e a distribuição dos alimentos para o consumo”.
Baseado-se nos procedimentos para a distribuição (ou espera) de alimentos frios, segundo a CVS6/99, identifique os critérios para manutenção do binômio tempo x temperatura a fim de garantir que as crianças consumam alimentos seguros.
Observe, no texto, o cardápio ofertado com ênfase nos lanches frios e lácteos distribuídos durante a semana e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As sugestões de lanches frios e lácteos, de segunda à sexta, segundo os critérios para distribuição de alimentos frios classificam-se em alimentos potencialmente perigosos.
( ) Os alimentos frios, devem ser distribuídos, no máximo, a 10°C por até 6 horas. ( ) Quando a temperatura estiver entre 10°C e 21°C, só podem permanecer na distribuição por 4 horas.
( ) Quando a temperatura estiver entre 10° e 21°C, esses alimentos só podem permanecer na distribuição por até 2 horas.
( ) Os alimentos frios devem ser desprezados quando mantidos na espera, até 10°C, por mais que 4 horas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a