Questão 2450964

História · 2019

Questão

ID 2450964

Disciplina: História

Assunto: Ações Políticas e Militares dos EUA

Ano: 2019 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Escola Superior de Empreendedorismo SEBRAE-SP


Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:

“No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente.

Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política.

O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).

O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

Alternativas da questão 2450964
Pular para o conteúdo principal