Questão 2450261

Direito Administrativo · 2019

Questão

ID 2450261

Disciplina: Direito Administrativo

Assunto: Obrigatoriedade de Licitação

Ano: 2019 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno


Prado (2014) define que, consoante a Carta Magna, é obrigatória a licitação para contratos de obras, serviços, compras e alienações, além de concessão e permissão de serviços públicos. Nesse sentido, a Lei de Licitações estabelece que obras, serviços, inclusive o de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei. Sendo assim, como regra, é obrigatória a licitação e, por exceção, pode haver:

I. Licitação dispensável, quando a Lei apenas autoriza a dispensa, ficando esta a critério da autoridade responsável. São alguns desses casos: a celebração de contratos de pequeno valor, situações emergenciais e aquisição de gêneros perecíveis.

II. Licitação dispensada, quando a Lei diretamente impõe a dispensa, não cabendo outro caminho, referindo-se a bens móveis e imóveis.

III. Licitação adjudicada, quando a Lei autoriza o fornecimento de determinados bens e serviços sem licitação, tais como fornecedor único, serviços técnicos profissionais e contratação de artista consagrado.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 2450261
Pular para o conteúdo principal