Questão
ID 2449070Disciplina: Pedagogia
Assunto: Concepções Teóricas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita
Ano: 2017 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Prefeitura Municipal de Manhumirim
“A linguagem escrita manifesta-se de forma significativa e intensa na vida social das crianças, pois, por viverem em uma sociedade letrada, estão cercadas de escrita por todos os lados.” Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Imersa na cultura letrada, a criança aciona sua capacidade interpretativa, para apreender o que está à sua volta, (re)significando palavras, gestos, ações, imagens, signos, um olhar, uma postura, um sorriso, uma história; enfim, age e interage com as múltiplas linguagens num movimento interdiscursivo, considerado um ato de leitura.
II. As crianças, mesmo sem serem alfabetizadas, visualizam, a todo o momento, a escrita e identificam os diversos materiais impressos, assim sua função de leitor se reduz ao domínio gráfico dos signos linguísticos.
III. Além do contato da criança com a linguagem verbal, existe uma aproximação intensa com linguagem não verbal que funciona como um modo de expressão social e cultural.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)