Questão 244860

Direito Sanitário e Saúde · 2021

Questão

ID 244860

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Decreto nº 7.508/2011 - Regulamentação da Lei nº 8.080/1990 (Organização do SUS)

Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal


O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, garantida pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei no. 8.080/1990. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.


Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/sus>.

Acesso em: 26 nov. 2021, com adaptações.

Com base no texto apresentado, julgue os itens a seguir.

A porta de entrada do usuário no SUS é a unidade básica de baúde (UBS). A UBS é de responsabilidade de gerenciamento do Estado. Para facilitar o acesso do usuário, o Estado mapeia a área de atuação de cada UBS por bairro ou região. Por isso, o cidadão deve procurar a unidade mais próxima da sua casa, munido de documentos e de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).

Alternativas da questão 244860
Pular para o conteúdo principal