Questão 2444979

Matemática · 2021

Questão

ID 2444979

Disciplina: Matemática

Assunto: Variação Percentual

Ano: 2021 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Paraná


Aluguel pode subir 25%, mas situação econômica favorece negociação

Inflado pelo dólar, o IGP-M, usado para reajustar os contratos, teve, neste mês, a maior alta desde 2003. O IGP-M é o índice mais usado para fazer os reajustes anuais dos aluguéis e também de diversos outros tipos de contratos, como academias, mensalidades de escolas e serviços às empresas. A variação em dozes meses registrada agora é a maior desde 2003, e isto em um momento em que a renda e o emprego vivem um de seus piores anos.

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/igpm-aluguelpode-subir-mas-da-para-tentar-negociar-veja-dicas/. Acesso em: 24/08/2021. Adaptado.)

Antes deste aumento, os gastos de uma família com aluguel já representavam 40% da sua renda total. Porém, com a venda de doces, sabe-se que a renda dessa família sofrerá um acréscimo de 10% nos próximos dias. Com o possível reajuste do aluguel e, ainda, considerando a contribuição da venda de doces, a porcentagem da renda dessa família, que será comprometida com o aluguel (x), deverá ser obtida obedecendo ao seguinte raciocínio:

Alternativas da questão 2444979
Pular para o conteúdo principal