Questão
ID 2421446Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assunto: Evolução Histórica e Construção do Sistema Único de Saúde (SUS)
Ano: 2019 Banca: Fundação de Apoio à UNESPAR Órgão: Prefeitura Municipal de Tibagi
A 16ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em agosto de 2019 em Brasília, com o tema “Democracia e Saúde”, buscou retomar a perspectiva histórica e a mobilização popular presente na 8ª Conferência Nacional de Saúde.
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS Manifesta 16 Conferência Nacional da Saúde, agosto de 2019.
Sobre a contribuição histórica das propostas da 8ª Conferência, analise as assertivas:
I. Defesa da concepção de saúde como resultante das condições de vida e trabalho, socialmente determinada.
II. Debates sobre os princípios e diretrizes do sistema de saúde, que foram posteriormente aprovados na constituinte e referendados no Sistema Único de Saúde (SUS).
III. Defesa e aprovação do Pacto pela Vida, que tem entre suas principais estratégias a regionalização dos serviços de saúde.
IV. Debate e aprovação da Lei Orgânica da Saúde (8080/1990 e 8142/1990), cujas normativas orientaram a organização dos serviços de saúde no Brasil.
Estão CORRETAS apenas as assertivas: