Questão 239406

Legislação Federal · 2024

Questão

ID 239406

Disciplina: Legislação Federal

Assuntos: Da Família Natural (Art. 25 a 27), Da Guarda (Art. 33 a 35)

Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Esmeraldas


Nos termos da Lei nº 8.069/1990 – ECA entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Sobre o tema em questão, e do direito à convivência familiar e comunitária, analise as afirmativas a seguir.


I. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

II. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.

III. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.


Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 239406
Pular para o conteúdo principal