Questão 2389426

Nutrição · 2019

Questão

ID 2389426

Disciplina: Nutrição

Assunto: Proteínas

Ano: 2019 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Mariana


As proteínas são macromoléculas presentes em todas as células dos organismos vivos que, após a digestão e absorção pelo intestino, fornecem ao organismo aminoácidos que serão destinados aos processos de anabolismo, catabolismo ou degradação. Analise as afirmativas a seguir em relação às proteínas.

I. As proteínas dos cereais são deficientes em aminoácidos sulfurosos como a metionina e cisteína, enquanto as leguminosas são limitadas, especialmente, em lisina.

II. As proteínas são polipeptídios de 20 aminoácidos, e a estrutura terciária delas é constituída pela sequência linear de aminoácidos.

III. Fenilalanina, triptofano, valina, leucina, isoleucina, metionina, treonina, lisina e histidina são aminoácidos essenciais que devem ser fornecidos pela dieta, uma vez que não são sintetizados pelo organismo.

IV. Hemoglobina, albumina do soro, mioglobina e lipoproteínas são proteínas transportadoras, enquanto a actina e a miosina são proteínas contráteis ou do movimento.

V. Turnover proteico é um processo contínuo e dinâmico de síntese e catabolismo proteico, específico em cada tecido.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas da questão 2389426
Pular para o conteúdo principal