Questão 2389425

Nutrição · 2019

Questão

ID 2389425

Disciplina: Nutrição

Assunto: Doenças Renais

Ano: 2019 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Mariana


Atualmente a doença renal crônica (DRC) é vista como um problema de saúde pública, além de ser considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao tratamento da DRC.

I. A aferição do peso de pacientes em terapia renal substitutiva, como a hemodiálise, obtida antes da realização do procedimento, garante a obtenção do peso real do paciente.

II. A dislipidemia é um evento comum em pacientes com DRC, por isso a dieta prescrita deverá ser pobre em fibras, hipolipídica, priorizandose o consumo de ácidos graxos saturados e monoinsaturados.

III. Dietas restritas em proteínas e alimentos fontes de fósforo e potássio podem levar à necessidade de se suplementar o ferro e outras vitaminas, como a tiamina, a B12, a riboflavina e a niacina.

IV. Pacientes em hemodiálise, sobretudo os anúricos, tendem a apresentar hipercalemia, necessitando de restrição de alimentos ricos em potássio, como feijões, chocolates, amendoim, melão e banana caturra.

V. Segundo Cuppari (2005), pacientes em tratamento conservador com taxa de filtração glomerular maior que 60 mL/min. devem seguir uma dieta normoproteica variando de 0,8 a 1,0 g de proteína/kg de peso/dia, considerando-se o peso seco ou sem a retenção hídrica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas da questão 2389425
Pular para o conteúdo principal