Questão 2363926

Pedagogia · 2025

Questão

ID 2363926

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Princesa


As teorias do desenvolvimento infantil propostas por Piaget, Vygotsky e Wallon oferecem diferentes explicações sobre os processos cognitivos, afetivos e sociais que ocorrem ao longo da infância. Esses referenciais influenciam diretamente a forma como o ensino-aprendizagem é compreendido e conduzido nas instituições educacionais. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)Compreender que o desenvolvimento cognitivo se dá por estágios sequenciais universais, nos quais a criança constrói o conhecimento a partir da interação com o meio e pela ação sobre os objetos, corresponde à teoria de Jean Piaget.

(__)Defender que o desenvolvimento antecede a aprendizagem e que o papel do professor deve se limitar à observação do ritmo individual da criança reflete a concepção sociocultural de Lev Vygotsky.

(__)Relacionar as emoções ao processo de desenvolvimento, entendendo que a afetividade é indissociável da construção do conhecimento, é um dos fundamentos da teoria de Henri Wallon.

(__)Afirmar que a mediação simbólica, exercida por instrumentos como a linguagem, é central no processo de desenvolvimento e aprendizagem, expressa a abordagem histórico-cultural de Vygotsky.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas da questão 2363926
Pular para o conteúdo principal