Questão 2357117

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2022

Questão

ID 2357117

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assunto: Correção do Fator de Potência

Ano: 2022 Banca: UNICENTRO Órgão: Universidade Estadual do Centro-Oeste


A correção do fator de potência em instalações elétricas tem por objetivo especificar a potência reativa necessária para a elevação do fator de potência da unidade consumidora. Com relação aos objetivos dessa correção, julgue as afirmações a seguir:

I. Melhorar o rendimento dos motores elétricos, diminuindo a perda causada pelo aquecimento dos enrolamentos do estator.

II. Obter os benefícios adicionais em termos de redução de perdas e de melhoria do perfil de tensão da rede elétrica.

III. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece como limite mínimo de referência o fator de potência de 0,92 da instalação consumidora, durante o período compreendido entre as 23h30min e as 06h30min. No período das 6 horas complementares, não é necessário realizar a medição da energia reativa consumida.

IV. Evitar a ocorrência de cobrança, pela concessionária, dos valores referentes aos excedentes de demanda reativa e de consumo reativo.

São afirmações verdadeiras:

Alternativas da questão 2357117
Pular para o conteúdo principal