Questão 2311408

Pedagogia · 2023

Questão

ID 2311408

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Avaliação Diagnóstica

Ano: 2023 Banca: Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Joaçaba


A avaliação é uma prática intrínseca ao processo educacional. Ela orienta a tomada de decisões em relação aos objetivos, contribui para as reflexões sobre a ação pedagógica e é essencial para a comunidade escolar considerar escolhas referente ao currículo. Sobre os tipos de avaliação e seus propósitos, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2.

Coluna 1

1. Avaliação Diagnóstica.

2. Avaliação Formativa.

3. Avaliação Somativa.

Coluna 2

( ) Tem a função de representar, geralmente ao final de um período previamente estipulado, quanto dos objetivos foram atingidos ou quanto o estudante aprendeu em relação aos conteúdos curriculares.

( ) Permite investigar a realidade e conhecer os/as estudantes, antes de definir os caminhos para o processo de ensino, além de definir prioridades, de acordo com diferentes grupos de estudantes e, até mesmo, definir melhor o processo de ensino e de aprendizagem, de acordo com a diversidade inerente de cada sala de aula.

( ) É conduzida por uma perspectiva processual, interativa, dialógica e desenvolve-se no cotidiano da sala de aula e da escola, com atividades de aprendizagem que servem para a reflexão contínua, utilizando a pluralidade de procedimentos, distanciando-se da perspectiva de avaliação como mecanismo de seleção e de controle.

A ordem correta de preenchimento, de cima para baixo, é

Alternativas da questão 2311408
Pular para o conteúdo principal