Questão
ID 2308469Disciplina: Nutrição
Assunto: Doenças Hepáticas e Biliares
Ano: 2016 Banca: ICAP - Instituto de Consultoria em Administração Pública Órgão: Prefeitura Municipal de Modelo
A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) caracterizase pela esteatose não relacionada ao consumo de álcool. Entre suas causas estão maus hábitos alimentares e estilo de vida sedentário. A respeito da DHGNA, analise as assertivas a seguir:
I. É resultante de alterações patológicas crônicas que envolvem o aumento da síntese hepática, oxidação deficiente e redução da secreção hepática de lipídios.
II. É caracterizada pelo acúmulo excessivo de lipídios no fígado, provocando o desequilíbrio entre a captação hepática dos ácidos graxos e a sua utilização.
III. Os portadores de DHGNA podem ser assintomáticos apresentando aminotransferases elevadas.
IV. A ecografia abdominal, a tomografia computadorizada ou mesmo a ressonância magnética de espectroscopia, podem dar um parecer acerca do grau da esteatose, em contrapartida, dão poucas informações no que diz respeito à atividade necroinflamatória e à fibrose.
V. Recomenda-se que a dieta de pacientes com DHGNA seja restrita em carboidratos e com ausência de frutose.
Estão corretas as afirmativas: