Questão 2306094

Pedagogia · 2019

Questão

ID 2306094

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Pedagogia Tecnicista (Comportamentalista/Behaviorismo)

Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de São Cristóvão


Eliane, Josefa e Cláudia são professoras das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola onde foi recém-matriculado Leonardo, aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem escolar, não interage com os colegas e pouco participa das atividades propostas pelas professoras, por ainda não se ter adaptado ao novo espaço educacional. O diálogo a seguir é parte de uma conversa entre as professoras sobre o aluno Leonardo.

Eliane: Leonardo não tem o mesmo perfil de nossos alunos; chegou aqui sem nenhuma base e não sei se vai se adaptar. Já dei vários exercícios para ele repetir a mesma coisa, e não fixa nada. Parece que não entra nada na cabeça daquele menino. Ali é um caso sério!

Josefa: Não sei... talvez seja só questão de adaptação. Eu posso atendê-lo em um grupo menor em outro turno, para ver se descubro como me aproximar e com qual colega ele aprende.

Cláudia: Josefa, ali é caso perdido mesmo. Os irmãos também não sabem nada. A mãe e o pai são esquisitos, coisa de família. Ainda chegou no meio do ano. Por mim, reprova, e no ano seguinte a gente tenta começar do zero. Leonardo não sabe nada. Quem nasce assim permanece assim. Não sei como chegou até o segundo ano.

Eliane: Concordo com a Cláudia; filho de peixe é peixinho.

Josefa: Colegas, não me desanimem! Vamos tentar mais algumas estratégias. A irmã dele já melhorou bastante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.



Ao indicar, em sua fala, o treino e a repetição de exercícios como formas de aquisição do conhecimento, a professora Eliane demonstra fundamentar-se em uma visão behaviorista.

Alternativas da questão 2306094
Pular para o conteúdo principal