Questão
ID 2301627Disciplina: Pedagogia
Assunto: Conceitos Filosóficos e Possibilidades de Intervenção
Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura de Rio Claro
Queiroz e Moita afirmam que o impacto da tecnologia da informação que atinge a todos obriga-nos a uma revisão de valores e uma nova postura. Nesse sentido, torna-se importante discutir alguns dos conceitos fundamentais para intervir em nosso mundo de forma local e global, questionando-nos, trocando ideias, conectando-nos com o mundo, construindo respostas para algumas questões fundamentais para os educadores.
Considere alguns dos conceitos (1; 2; 3; 4) apresentados pelas autoras e relacione-os com seus significados (a; b; c; d).
1 – Analfabetismo tecnológico.
2 – Dialética.
3 – Competência em educação.
4 – Contextualização.
a – vincular os conhecimentos aos lugares onde foram produzidos e onde são aplicados, em sua vida real;
b – refere-se a uma incapacidade em “ler” o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna, como planilhas, internet, editor de texto etc;
c – a arte do diálogo, da contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias;
d – uma abordagem cujo objetivo é ensinar aos alunos o que eles precisam aprender para ser cidadão.
A relação correta está em: