Questão
ID 2286036Disciplina: Legislação Federal
Assunto: Lei Nº 13.989/2020 - Dispõe sobre o Uso da Telemedicina Durante a Crise Causada Pelo Coronavírus (Sars-cov-2)
Ano: 2023 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Prefeitura Municipal de Gaspar
Quando pensamos na relação médico-paciente, a lei que sancionou a Telemedicina viabilizou atendimentos pré-clínicos, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação. Atendimentos estes que podem ser realizados tanto por videoconferência, como por telefone ou por plataformas de mensagem.
Na prática, os atendimentos por Telemedicina ajudam o paciente por meio de:
I. Teleorientação: avaliação remota do quadro clínico do paciente, para definição e direcionamento do paciente ao tipo adequado de assistência que necessita.
II. Telemonitoramento: ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigilância à distância de parâmetros de saúde e/ou doença.
III. Teleinterconsulta: troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) com possibilidade de prescrição e atestado médico.
IV. Teleconsulta: a troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.
A alternativa correta é: