Questão
ID 2276279Disciplina: História
Assunto: Abolição da Escravidão e a Crise da Monarquia
Ano: 2019 Banca: CETREDE - Centro de Treinamento e Desenvolvimento Órgão: Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Analise as afirmativas que melhor expõe as motivações que levaram a abolição da escravidão no Ceará em 1884.
I. Na década de 1890, intensificaram-se no Ceará e no Brasil de um modo geral, os movimentos de resistência negra que desestabilizavam o sistema escravocrata no País.
II. Embora a escravidão tenha se dado de maneira tão cruel como em qualquer outra região do Brasil e não apenas empregada em serviços domésticos como já se buscou afirmar, as bases da economia cearense (naquele momento, a pecuária e a cotonicultura) não absorviam, em larga escala, a mão de obra escrava.
III. Apesar do tradicional peso atribuído à campanha abolicionista local, as atividades antiescravocratas só começaram a se dar de fato as vésperas da abolição em 1884, demonstrando que a libertação dos cativos ocorreria, naturalmente por um desgaste da escravidão no País, de um ou outro modo.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).