Questão 224973

História · 2023

Questão

ID 224973

Disciplina: História

Assuntos: Revoltas da Primeira República (Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e da Chibata)

Ano: 2023 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Trento


A situação de pobreza e abandono em que viviam a população do campo sob a República Oligárquica fez com que milhares de pessoas buscassem nas cidades, principalmente nas capitais, melhores condições de vida. Em outras ocasiões, a situação de miséria enfrentada pela população rural levou muitas dessas pessoas a buscar amparo de líderes místicos que se diziam porta-vozes de Deus. Surgiram, assim, os movimentos messiânicos em estados como Bahia, Paraná e Santa Catarina. Sobre esse assunto, relacione as colunas a seguir:


Coluna 1:

I.Canudos, na Bahia.

II.Canudinho de Lages, em Santa Catarina.

III.Contestado, entre Paraná e Santa Catarina.


Coluna 2:

(__)Em meio à miséria, a população buscou refúgio nas palavras do "monge" José Maria. Dizendo-se um eleito de Deus e prometendo o advento de um reino de justiça, que muitos identificavam com a monarquia, o beato passou a ser seguido por milhares de fiéis. A reunião de um número tão grande de pessoas em uma mesma região assustava os coronéis locais, temerosos de que essas pessoas fizessem exigências políticas contrárias aos seus interesses. Contudo, o assassinato de José Maria por forças policiais em 1912 não enfraqueceu o movimento.

(__)Eram liderados por um homem conhecido como dom Miguel ou Miguelito, que praticava rezas, receitava remédios e determinava penitências para a população. Seus seguidores acreditavam que o mundo acabaria na virada do século XIX para o século XX e cultuavam uma rocha que, segundo eles, era uma santa encantada.

(__)Antônio Conselheiro criticava a república e elogiava a monarquia, prometendo o retorno do rei de Portugal, dom Sebastião (morto no norte da África em 1578), que iria restaurar a ordem pública. Atraídas por sua pregação, dezenas de milhares de sertanejos fixaram-se na região, onde passaram a viver da agricultura de subsistência.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas da questão 224973
Pular para o conteúdo principal