Questão 2247528

Engenharia Agronômica · 2026

Questão

ID 2247528

Disciplina: Engenharia Agronômica

Assunto: Fertilidade do Solo

Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de BOM JESUS


Sobre a dinâmica de nutrientes e a fertilidade do solo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) De acordo com a Lei de Liebig, o rendimento de uma cultura é limitado pelo nutriente que se encontra em menor disponibilidade em relação às necessidades da planta.

( ) A CTC de um solo representa sua habilidade em reter nutrientes na forma aniônica, como o nitrato e o sulfato.

( ) O fósforo é um elemento de alta mobilidade no solo, sendo facilmente lixiviado para as camadas profundas, independentemente da textura ou mineralogia.

( ) A saturação por bases indica a proporção da CTC ocupada por cátions nutritivos e está diretamente relacionada à fertilidade potencial do solo.

( ) A disponibilidade de micronutrientes como zinco, cobre e manganês tende a aumentar significativamente quando o pH do solo atinge valor sete ou superior.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 2247528
Pular para o conteúdo principal