Questão 2243166

Direito Sanitário e Saúde · 2020

Questão

ID 2243166

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Agente Comunitário de Saúde (ACS)

Ano: 2020 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Tenório


No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de pessoas possuem a Esquistossomose Mansoni. A doença, de veiculação hídrica causada por um verme, se apresenta de forma endêmica em alguns estados brasileiros, apresentando casos de óbito quando relacionadas às formas clínicas graves (Guia de Vigilância Epidemiológica, 2019). Com isso, é importante que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto à equipe, desenvolva ações relacionadas à identificação e controle da esquistossomose em seu processo de trabalho.

Fonte: Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde.

Analise as sentenças tendo como paramentos as ações de controle da esquistossomose desenvolvidas pelo ACS:

I- Investigar a existência de casos na família e na comunidade, a partir do caso confirmado por meio do exame parasitológico de fezes, conforme planejamento e programação da Unidade Básica de Saúde.

II- Orientar a população sobre a forma de evitar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros de caramujos.

III- Prescrever a dose única da medicação para esquistossomose, quando indicada.

IV- Encaminhar ao Agente de Combate a Endemias (ACE) os casos em que haja necessidade do uso de equipamentos e produtos específicos, como moluscocidas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas da questão 2243166
Pular para o conteúdo principal